Notícias

Albergaria IntegraT continua a mexer com o concelho.

(Des)envolve-te vai ajudar os estudantes albergarienses a decidir o futuro.

28/10/2016

Nos próximos dias 27 e 28 de outubro, decorre mais uma actividade promovida pelo Albergaria IntegraT. Chama-se (Des)envolve-te e visa dar as ferramentas essenciais para que os jovens possam definir o futuro. O primeiro dia é totalmente dedicado aos alunos do concelho, no segundo dia a actividade abre-se a toda a população.

Na quinta-feira, 27 de outubro, o Pavilhão da Incubadora de Empresas vai transformar-se numa verdadeira feira vocacional. Diversas escolas profissionais da região, nomeadamente dos distritos de Aveiro e Viseu, vão mostrar aos albergarienses os seus cursos e ofertas. Primeiro há espaço para uma apresentação teórica, depois uma demonstração prática. Todas as escolas vão ter, ainda, um stand informativo. Da parte da manhã a iniciativa é dirigida a alunos do nono ano e da parte da tarde a alunos do décimo segundo ano com a presença de institutos profissionais superiores.

“Verificámos que os alunos poderiam necessitar de mais informação relativamente à oferta formativa existente na região, no âmbito profissional, e apercebemo-nos que esta atividade poderia ser uma mais-valia. Acima de tudo, o nosso objetivo é que os alunos possam ter a informação necessária para escolher o melhor caminho para o seu futuro”, destaca Dalila Pinho, que acrescenta que a actividade vai mais longe, quer também sensibilizar para questões ecológicas e para o empreendedorismo. “Vamos promover junto das escolas aderentes uma feira de artigos em segunda mão. Chama-se “Vintage Mania” e visa alertar os alunos para as questões ecológicas, sensibilizando-os para a importância da reutilização e também para o empreendedorismo, já que serão os alunos os grandes protagonistas da feira”, explica a coordenadora do Albergaria IntegraT.

Na “Vintage Mania” os alunos vão comercializar, entre eles, artigos em segunda mão. Os pais, docentes e toda a comunidade escolar vão ser, também, convidados a abraçar esta iniciativa. No final 40% das receitas vão reverter para uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) local, o restante será para os próprios alunos que encontram, assim, uma forma de conseguir angariar alguns fundos para as visitas de estudos que vão decorrer durante o ano letivo.

Destaque, ainda, para o workshop “Como conseguir emprego em 30 dias”, que decorre no Pavilhão da Incubadora de Empresas, no dia 28 de outubro, a partir das 14h30, e é dedicado a toda a comunidade em geral. Sendo o desemprego uma problemática que, à semelhança do que se passa a nível nacional, se verifica também no concelho de Albergaria é por isso uma questão que merece ser tratada”, explica Dalila Pinho que dá pormenores sobre a apresentação que será promovida pela empresa Noctula Channel. “O orador, Pedro Silva-Santos, editou, recentemente, o livro, com o mesmo título do workshop, que está a ter grande adesão. Não é um livro meramente teórico, há também uma operacionalização do que é descrito. Nesta atividade vão ser apresentadas várias estratégias para conseguir emprego de uma forma mais célere, acreditamos que será uma mais-valia para a comunidade”, sublinha a coordenadora.

Espaço ainda para apresentação do GEPE- Grupo de Entreajuda na Procura de Emprego e dos seus objetivos para o Concelho de Albergaria-a-Velha, no âmbito da procura de emprego. Assim sendo, logo após o workshop, "Como conseguir emprego em 30 dias", Tatiana Mendonça, Coordenadora da região Norte, vai proporcionar aos participantes estratégias para conseguirem emprego.

No âmbito do protocolo assinado entre o IPAV-Instituto Padre António Vieira e o Município de Albergaria-a-Velha, este tem acolhido e dinamizado Grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego. Nos três grupos dinamizados, a integração das pessoas no mercado de trabalho foi superior a 50%. O Município de Albergaria-a-Velha pretende dar continuidade a esta dinâmica, pelo que se vai apresentar o GEPE no dia 28 de outubro, uma oportunidade para as pessoas se inscreverem, sendo a participação gratuita e voluntária. Para participarem no GEPE, as pessoas apenas têm de estar desempregadas, procurar ativamente trabalho, querer ajudar os outros e ser ajudado por outros que estão na mesma situação de desemprego.

Os GEPE’s são grupos informais que se reúnem semanalmente, com o objetivo de ultrapassar a desmotivação a que o desemprego pode, por vezes, conduzir, aumentar as competências para a empregabilidade e alargar as redes sociais e de apoio.

Recorde-se que o Albergaria IntegraT surge no âmbito de um CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), trata-se de um programa da Segurança Social que visa promover a inclusão social dos cidadãos.

Voltar notícias